Falar com outras pessoas sobre hemofilia

Um dos teus colegas pode ouvir-te dizer ao teu professor de educação física que tens hemofilia e querer saber o que essa palavra significa, ou os teus amigos podem perguntar porque é que não jogas futebol com eles. Se quiseres, podes dizer que tens hemofilia e, simplesmente, explicar o que isso significa.

 

Podes dizer que falta um componente no teu sangue, chamado fator de coagulação. É por isso que tens hemorragias facilmente, mesmo que não dês uma pancada muito forte. Além disso, se te magoares, demoras mais tempo a parar de sangrar do que as outras pessoas.

 

Por isso, tens de ter mais cuidado para não te magoares.

Se alguém te perguntar se pode apanhar hemofilia por tua causa, a reposta é: sem dúvida que não, porque não é contagiosa. Tu nasceste com este problema do sangue. Aqui ficam mais algumas informações que lhes podes dizer!

“Tenho hemofilia e, por isso, o meu sangue é um bocadinho diferente do teu. Se eu cair e começar a sangrar, demoro mais tempo do que tu a parar de sangrar.”

“Como tenho hemorragias mais facilmente, tenho que ter mais cuidado a jogar basquetebol. Mas sei as regras e posso arbitrar o jogo!”

“A hemofilia não é contagiosa, por isso não a podes apanhar.”

“Não vim à escola nestes últimos dias porque tive uma hemorragia no joelho. Não devo fazer grandes caminhadas para não esforçar demasiado o joelho, por isso fiquei em casa a recuperar.”

Se tens um irmão com hemofilia, deves saber o que podes fazer para o proteger contra hemorragias. Deves, por exemplo, tentar ter mais cuidado quando estás perto dele ou quando estão a brincar, para não o magoares sem querer.

Nunca lhe deves bater, nem a brincar, nem a sério. Afinal de contas, não se deve bater nas pessoas.

 

Às vezes, não devem brincar às “guerras” ou correr em casa. Em vez disso, podem jogar jogos de tabuleiro, ver televisão ou fazer desenhos juntos.

Como te sentes quando os teus pais passam mais tempo com o teu irmão? Podes sentir inveja ou tristeza.

 

Contudo, deves saber que os teus pais não o fazem por gostarem mais dele, ao contrário do que possas pensar, mas sim porque, por vezes, ele pode precisar de mais atenção para não se magoar, principalmente quando ainda é muito novo.

Além disso, se o teu irmão tiver uma hemorragia e, especialmente, se precisar de ficar em casa durante alguns dias e usar gesso ou muletas, os teus pais terão de lhe dar mais atenção, porque precisam de tratar dele até que ele se sinta melhor!

É normal sentir ciúmes, de vez em quando. Mas, pensa assim: se um dia te magoares, também quererás ter toda a sua atenção, certo? O que deves pensar sempre é que os teus pais gostam de vocês por igual!

M-PT-00001477, Sep 2022

Saber mais

Todos
ContactosPelo MundolinkedinfacebooktwitterinstagramyoutubeProfissionais de SaúdeSobre nósSoluções TerapêuticasTrabalhar na RocheFarmacovigilânciaPolítica de PrivacidadeTermos LegaisPolítica de Cookies