Bolsas de Cidadania 2021

60 mil euros para projetos e ideias que promovam a Cidadania em Saúde

Acaba de ser lançada a 7ª edição das Bolsas de Cidadania Roche, que visa o financiamento, num valor total de 60 mil euros, de projetos e ideias de associações de doentes e outras Organizações Não Governamentais (ONG).

As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de abril de 2021.

A iniciativa procura essencialmente fomentar a participação dos cidadãos nos processos de decisão em saúde, a informação dos doentes sobre os seus direitos, assim como a sua participação nas decisões individuais de tratamento.

Cláudia Ricardo, Diretora de Acesso ao Mercado e de Assuntos Externos da Roche, destaca o contributo das Bolsas de Cidadania na promoção de projetos que fazem a diferença na vida dos doentes, das suas famílias e da sociedade:

“As Bolsas têm permitido a associações da sociedade civil desenvolver projetos que vão além das suas atividades quotidianas, dando um salto qualitativo no apoio aos doentes e às comunidades que os envolvem. É um projeto de Responsabilidade Social do qual a Roche muito se orgulha e no qual se tem empenhado ao longo dos últimos anos. Trata-se de uma forma de também escutarmos e compreendermos as necessidades dos doentes e das associações que os representam, apoiando-as de uma forma transparente”.

Para esta nova edição, de 2021, são considerados preferenciais os projetos que:

Informem os doentes dos seus direitos de acesso à informação e ao envolvimento nas decisões individuais de cuidados de saúde;

Incrementem a participação dos cidadãos e dos doentes nos processos de decisão em saúde;

Contribuam para o incremento da qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores em sociedade;

Promovam os ganhos em saúde dos cidadãos;

Aumentem a literacia em saúde da população.

As candidaturas deverão ser apresentadas até dia 30 de abril de 2021 e respeitar, obrigatoriamente, todos os requisitos que constam no regulamento da iniciativa, incluindo o preenchimento do formulário de candidatura.

A análise das candidaturas e a proposta de decisão de atribuição das Bolsas será feita por um Júri independente, constituído por um mínimo de cinco elementos.
As bolsas a atribuir terão os seguintes valores:

  • 20 mil euros (uma bolsa);

  • 15 mil euros (uma bolsa);

  • 10 mil euros (uma bolsa);

  • 5 mil euros (três bolsas).

Esta ação enquadra-se na Política de Responsabilidade Social da Roche e resulta do seu compromisso em assumir um papel ativo na sociedade apoiando, de forma transparente, iniciativas inovadoras e orientadas para a missão de suporte ao doente.

Recordamos os projetos vencedores da edição de 2020 das Bolsas de Cidadania:

Associação de Solidariedade Social

Bolsa de 20 mil euros

O projeto pretende reforçar o papel de apoio da Associação Aldeias Humanitar, promovendo a informação aos doentes, com um plano de literacia em saúde, com particular preocupação com a doença crónica no contexto da pandemia de Covid-19. Pretende também capacitar os cuidadores e contribuir para o reforço da capacidade de intervenção em saúde. É proposta a criação da Linha Humanitar, que permitirá dar apoio em todos os concelhos do Douro Sul (10 concelhos que abrangem 100 mil habitantes).

Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) Bolsa de 15 mil euros

Visa capacitar pessoas desempregadas com Esclerose Múltipla (EM), de forma a torná-las capazes de se reinserirem no mercado de trabalho. O projeto também abrange os cuidadores e suas famílias, a fim de promover e sustentar o empoderamento da pessoa com esclerose múltipla. O projeto propõe identificar as pessoas e seu ambiente, projetar currículos para os cursos e formações e tentar facilitar a inserção das pessoas com EM no mercado de trabalho e fazer uma monitorização e acompanhamento. O projeto tem como objetivo capacitar uma centena de pessoas: 40 pessoas com EM e 60 cuidadores e familiares.

Associação novamente - Associação de Apoio aos Traumatizados Crânio-encefálicos e suas Famílias

Bolsa de 10 mil euros

O projeto pretende apoiar pessoas que sofreram danos cerebrais graves, ajudando na sua reconstrução enquanto pessoas, tornado-as mais ativas e felizes. A associação propõe apoiar pessoas com dano cerebral adquirido através de grupos de entreajuda, que funcionem com regularidade, sendo apoiadas e motivadas por um conjunto de profissionais.

Fundação Rui Osório de Castro

Bolsa de 5 mil euros

 

O projeto passa por disponibilizar às famílias, no momento do diagnóstico, um livro que as ajude numa altura particularmente crítica das suas vidas. A Fundação Rui Osório de Castro desafiou a diretora da Unidade de Psicologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, Maria de Jesus Moura, a escrever um livro especialmente dedicado às famílias.

Este livro contempla as várias fases da doença e o seu impacto, considerando a fase de desenvolvimento em que criança se encontra, e o impacto da doença oncológica da criança na vivência familiar.

TAIPA - CRL, Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado

Bolsa de 5 mil euros

Projeto para apoiar os cuidadores no concelho de Odemira, através de suporte e acompanhamento de cuidadores formais e informais, centrado em três níveis de bem-estar: psicológico, social e físico.

Através do Gabinete de Apoio à Pessoa Cuidadora, os cuidadores podem recorrer a atendimento ou acompanhamento psicológico e social de forma gratuita.

Associação Pais e Amigos Habilitar

Bolsa de 5 mil euros

O projeto tem como objetivo central a conceção e o desenvolvimento do ambiente digital HÁBIL, para a identificação de dificuldades, treino e desenvolvimento dos pré-requisitos da leitura, escrita e matemática em crianças entre os 3 e os 6 anos diagnosticadas com Perturbações do Neurodesenvolvimento (PND).

Pretende contribuir para fomentar novas possibilidades e estratégias educativa e de intervenção no desenvolvimento de competências da leitura, escrita e matemática, de modo a promover estas áreas, e outras associadas, e incluir estas crianças no contexto escolar e social.

O projeto ambiciona ainda promover diversas competências ao nível do desenvolvimento cognitivo, emocional, planeamento, memorização, resolução de problemas, atenção/concentração.

Downloads

Regulamento

Mais Atualidade

Todos
ContactosPelo MundolinkedinfacebooktwitterinstagramyoutubeProfissionais de SaúdeSobre nósSoluções TerapêuticasTrabalhar na RocheFarmacovigilânciaPolítica de PrivacidadeTermos LegaisPolítica de Cookies