O Ipatimup está a promover um ciclo de sessões sobre literacia na área do cancro que pretende simplificar conceitos e colocar os doentes no centro do debate, a que a Roche junta o seu apoio.

“Tratar o Cancro por tu” responde a uma necessidade identificada pelo Ipatimup – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto: reintroduzir o tema do cancro na discussão pública e criar oportunidades para ouvir os especialistas sobre os avanços médicos e científicos do tratamento de uma doença que ainda mata mais de 28 mil portugueses por ano.

A Roche junta-se ao projeto a apoiar esta iniciativa que está a percorrer vários pontos do país para se aproximar dos cidadãos.

Este projeto quer saltar os muros da ciência para ir ao encontro da população em seis municípios: Porto, Braga, Coimbra, Lisboa, Vila Real e Évora. A primeira sessão realizou-se no Porto, a 27 de janeiro, e a segunda, sobre cancro da mama, foi a 3 de fevereiro, em Braga.

Em cada uma das seis sessões é abordado um cancro diferente - pulmão, mama, leucemias e linfomas, cólon, próstata e pele – com a participação de alguns dos melhores especialistas em diferentes áreas médicas e cirúrgicas. O objetivo é sempre o mesmo: discutir as terapias mais recentes no combate ao cancro, simplificar conceitos, alertar para a necessidade do diagnóstico precoce, e colocar os doentes no centro da discussão.

A próxima sessão acontece dia 17 de fevereiro às 18h30 no Convento de São Francisco em Coimbra e é dedicada ao cancro da próstata.

Para o diretor do Ipatimup, Manuel Sobrinho Simões, com estas sessões pretende-se “chegar às pessoas e contribuir para a literacia no cancro, procurando também humanizar a forma como olhamos para esta doença e compreendê-la num sentido mais amplo”.  Porque por vezes a ciência tende para uma linguagem muito hermética, sendo preciso “aproximarmo-nos das pessoas e simplificar as explicações sobre as várias abordagens da terapia”.

Tratar o cancro por tu está ao alcance de todos. Cada sessão vai também dar origem a um podcast que estará disponível na plataforma de 'streaming' RTP PLAY e a programas de rádio que serão emitidos na ANTENA 1.

17 de fevereiro – 18h30 - Cancro da próstata – Coimbra – Convento São Francisco

03 de março – 18h30 - Leucemias e linfomas– Lisboa, Salão Nobre Câmara Municipal

17 de março – 18h30 - Cancro do cólon – Vila Real, Auditório do Teatro Municipal

31 de março – 18h30 - Cancro da pele – Évora, Auditório da Universidade de Évora