Está lançado o novo
Com a chancela da Roche, o
O relançamento desta plataforma acontece em vésperas do Dia Mundial do Cancro, a 4 de fevereiro, e pretende ser uma forma de sublinhar a importância da literacia em saúde.
O primeiro Infocancro nasceu em 2006 com o mesmo objetivo de se constituir como uma plataforma de referência.
O tempo, a evolução científica e novas atualizações ao nível médico e clínico trouxeram a necessidade de renovação de conteúdos. A investigação constante nesta área leva a que cada vez mais se conheça sobre as causas do cancro, sobre a forma como se desenvolve e como progride. Novas formas de prevenção e deteção vão surgindo também continuamente.
Isto levou a um extenso trabalho de compilação, produção e atualização de conteúdos científicos, para que os portugueses possam consultar, num único lugar, informação rigorosa sobre doença oncológica.
A informação é uma arma poderosa, que pode ter contribuir para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com cancro.
O
O objetivo é ser um um ponto de informação que não deixa nada por explorar e que é acessível a todos: doentes, cuidadores, familiares, amigos ou público em geral que procura informação sobre a doença, passando também pelos profissionais de saúde ou associações e sociedades.
Apesar de ser feito por especialistas e com o máximo rigor, o Infocancro é destinado a todos, como sublinha Ricardo Encarnação, Diretor Médico da Roche.
“Temos um compromisso com os doentes e com a sociedade portuguesa que passa, também, por ajudar a ter acesso a informação fidedigna. Cidadãos mais informados gerem melhor a sua saúde. Queremos contribuir para um aumento da literacia e este é um dos caminhos. Aliás, vários estudos internacionais demonstram que os doentes com mais baixos níveis de literacia têm maiores taxas de hospitalização, recorrem mais à urgência e aderem menos à prevenção e rastreios.
Por outro lado, sabemos que há a tendência de se procurar na Internet informações sobre doenças. Esta informação multiplica-se, muitas vezes sem controlo, sem qualidade e sem exatidão.
Aspiramos a ter cidadãos e doentes com mais informação, mas sobretudo com boa informação.E acreditamos que o acesso a boa informação é também uma forma de promover uma relação médico-doente mais positiva e construtiva - uma relação de verdadeira parceria.
Damos o nosso contributo para a literacia em saúde em várias áreas e, neste caso do Infocancro, para as doenças oncológicas, que afetam milhares de famílias em Portugal.”
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