Informação Sobre Cancro

O termo cancro refere-se a um grupo heterogéneo de doenças malignas com uma característica em comum: a divisão descontrolada de células de um órgão ou tecido. Uma massa de células cancerosas designa-se um tumor. O crescimento descontrolado de um tumor resulta na destruição do tecido saudável em redor. A disseminação das células tumorais através do sistema sanguíneo ou linfático pode conduzir à formação de tumores secundários ou metástases, noutros órgãos ou tecidos.

A velocidade de crescimento de um tumor depende da velocidade a que as células se dividem. As células de alguns tumores dividem-se muito rapidamente enquanto que as de outros se dividem lentamente. Para este desenvolvimento é essencial que haja irrigação sanguínea uma vez que é o sangue que transporta os nutrientes e o oxigénio até às células tumorais, permitindo o crescimento do tumor. Alguns tumores podem dar origem ao crescimento de novos vasos sanguíneos que irrigam o próprio tumor e as áreas adjacentes. Estes tumores têm um maior fornecimento de nutrientes e oxigénio pelo que crescem mais rapidamente.

Cancro - Factos Importantes

  • O cancro é atualmente um termo coletivo para designar mais de uma centena de doenças diferentes caracterizadas pelo crescimento celular descontrolado e invasivo.
  • Um terço dos 10 milhões de novos casos de cancro diagnosticados todos os anos a nível mundial podem ser prevenidos e outro terço curado, se forem detetados e tratados numa fase precoce.
  • De acordo com as estimativas da OMS nos próximos 20 anos haverá 10 milhões de mortes de causa oncológica e 15 milhões de novos casos de cancro por ano.
  • O cancro é responsável por 12% de todas as mortes a nível mundial.
  • No ano 2000, foram diagnosticados mais de 1,2 milhões de casos de cancro em todo o mundo.
  • Em 1990 foi descoberto o gene do cancro da mama hereditário (BRCA-1), no cromossoma 17.
  • Todos os homens com idade superior a 50 anos deverão ser submetidos a um exame anual à próstata.
  • Um dos mais notáveis feitos da medicina moderna é o desenvolvimento de testes de diagnóstico específicos que podem caracterizar cada tumor, permitindo desta forma uma terapêutica individualizada

 

Saiba mais sobre vários tipos de Cancro no site Infocancro

 

Informação traduzida e adaptada de www.health-kiosk.ch