O questionário de exequibilidade é uma das fases iniciais para a implementação de um ensaio clínico num centro de investigação. O objetivo do questionário é determinar a viabilidade de um determinado ensaio clínico num centro. Este é normalmente realizado através de um questionário específico do estudo onde, consoante a avaliação da doença, os objetivos, o desenho do estudo, o possível recrutamento, os procedimentos específicos, as condições do centro e a existência de outros ensaios a decorrer no centro, é determinada a incompatibilidade ou viabilidade em promover e implementar o ensaio clínico naquele centro de investigação.
Esta fase de avaliação é crítica e de extrema importância quer para o centro de investigação, quer para o promotor.
É nesta fase que a equipa do centro de ensaio pode verificar as adversidades que determinado ensaio clínico pode representar para o centro de investigação, o tempo que será despendido, a capacidade de cumprir o protocolo e respetivos procedimentos específicos, e avaliar se a constituição da equipa de investigação tem capacidade para a implementação e condução do ensaio clínico.
Para o promotor é a fase em que avaliará as três variáveis, tempo, capacidade de recrutamento e custo do ensaio. Nesta fase, o promotor analisará qual ou quais os centros de investigação que apresentam maior aptidão para o ensaio clínico em questão. Para tal, terá sempre em consideração o interesse do Investigador em implementar o estudo, o número de doentes elegíveis esperados para recrutamento, outros ensaios clínicos (principalmente na fase de recrutamento de doentes), a experiência prévia em ensaios clínicos idênticos, o recrutamento em ensaios clínicos anteriores, a experiência e a formação de toda a equipa de investigação do centro de ensaio, as condições do centro como a farmácia e os laboratórios, a garantia de qualidade do ensaio clínico, entre muitas outras variáveis.
Um questionário de exequibilidade realizado corretamente é indispensável para que o promotor determine o planeamento e estratégias antes do processo de implementação do ensaio clínico.