Em 2023 a Roche volta a estar, pelo décimo quinto ano consecutivo, no top 3 das empresas mais sustentáveis do setor Farmacêutico, Biotecnológico e de Ciências da Vida, segundo o Dow Jones Sustainability Indices (DJSI). 

A Roche ocupa o terceiro lugar no ranking, ao lado da Chugai Pharmaceuticals, membro do grupo Roche, que ocupa o segundo lugar. 

O Dow Jones Sustainability Indices (DJSI) é um índice que mede anualmente o desempenho dos líderes mundiais de sustentabilidade. O DJSI convida empresas de capital aberto a participar, para depois serem selecionadas de acordo com um  Teste de Sustentabilidade Corporativa que, segundo critérios económicos, ambientais e sociais, investiga o seu potencial. 

O DJSI reconhece o compromisso da Roche com a sustentabilidade como uma parte fundamental do negócio, cuja estratégia sustentável tem sido central no seu desempenho económico, social e ambiental. 

Este ano, a avaliação do DJSI sublinha, em particular, a performance positiva da Rohe na gestão da inovação, no acesso aos cuidados de saúde,  nas emissões reduzidas de gás, na gestão de água, na eficiência de recursos e na sua circularidade, e nas práticas de trabalho e direitos humanos. 

“Estamos extremamente orgulhosos pelo nosso profundo compromisso com a sustentabilidade em todas as nossas práticas empresariais ter sido novamente reconhecido. É um feito fantástico o facto de a Chugai e a Roche terem ficado em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Este duplo reconhecimento reflete a inovação que o Grupo Roche traz à sociedade e o nosso empenho em incorporar continuamente práticas sustentáveis na nossa estratégia e cultura”, refere o CEO da Roche, Thomas Schinecker.

Há já 125 anos que a sustentabilidade é central no modelo de negócio da Roche, que segue uma abordagem holística e integra a sustentabilidade de um modo transversal: 

  • Sociedade: como contribuímos para um futuro melhor para todos;

  • Ambiente: como minimizamos o nosso impacto na natureza;

  • Economia: como investimos nos avanços médicos, criamos postos de trabalho e garantimos meios de subsistência. 

A Roche contribui para a sociedade fornecendo melhores cuidados de saúde, através do desenvolvimento de tratamentos inovadores nas principais áreas farmacêuticas,  ensaios clínicos, soluções digitais e serviços que ajudam as pessoas a viver vidas mais saudáveis. 

A Roche tem consciência de que estes progressos só são possíveis através do contínuo diálogo e manutenção de relações de proximidade e confiança com os seus parceiros e ‘stakeholders’. Só assim é possível gerar valor para a sociedade e atingir um crescimento económico sustentável. Esta abordagem permite reduzir o nosso impacto ambiental, para além da descarbonização, já que assenta na criação de objetivos a longo prazo, que seguem o impacto ambiental dos nossos produtos, de modo a conseguir reduzi-lo ao máximo. 

Para mais informações sobre as nossas práticas sustentáveis, pode consultar o link: