Bolsas de Jornalismo em Saúde: Cerimónia de anúncio dos vencedores

Osforam anunciados no dia 22 de novembro, numa sessão pública que decorreu no Sindicato dos Jornalistas, em Lisboa.

Na cerimónia debateu-se os desafios atuais do jornalismo, numa sessão que contou com a presença do Subdiretor Geral da Saúde André Peralta-Santos. 

“A desinformação e o papel que o jornalismo tem em explicar essa desinformação”, foram abordados por André Peralta-Santos, que destacou ainda a incerteza quanto ao papel da Inteligência Artificial na desinformação:

 “Temos dificuldade em antever o impacto que as novas ferramentas de Inteligência Artificial terão na desinformação. Será uma aprendizagem de todos, e espero que com a vossa ajuda, para nos focarmos naquela que é a verdade”.

Na sessão de abertura, o Diretor-Geral da Roche Farmacêutica, André Vasconcelos, enalteceu o papel do jornalismo na construção de uma sociedade mais informada e consciente, em particular na área da saúde:

“Estamos numa época em que a abundância de informação, especialmente através das redes sociais, criou oportunidades sem precedentes para a disseminação de conhecimento. No entanto, essa realidade traz também novos desafios. Assistimos ao crescimento das fake news, desinformação que se espalha rapidamente e que muitas vezes explora os receios e vulnerabilidades das pessoas.

Em muitas ocasiões, estas falsas informações alimentam o medo e propagam-se rapidamente, comprometendo o entendimento do público sobre questões fundamentais.

Mais do que nunca precisamos de entender e enaltecer o papel crítico do jornalista. São vocês, Senhores Jornalistas, que, com ética, rigor e compromisso, trazem clareza e verdade ao caos informativo, verificando fontes e traduzindo temas complexos de uma forma acessível. O jornalista é, hoje mais do que nunca, um pilar da sociedade.

Num mundo de tanta desinformação, o  jornalismo é o nosso farol orientador, que protege o direito do cidadão à verdade. “

André Vasconcelos também salientou que a saúde “é um dos temas mais sensíveis e relevantes que um jornalista pode abordar, porque pode ter impacto direto na qualidade de vida de cada cidadão.”

“Sabemos que o acesso a informação correta e responsável pode ser um fator decisivo na forma como as pessoas cuidam da sua saúde e da saúde das suas famílias”, acrescentou. 

Na cerimónia, além dos vencedores, estiveram ainda o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Luís Simões, o Diretor do Cenjor, Miguel Crespo, e a Diretora de Assuntos Externos da Roche, Cláudia Ricardo.

Consulte os projetos vencedores.

ContactosPelo MundolinkedinfacebooktwitterinstagramyoutubeProfissionais de SaúdeSobre nósSoluções TerapêuticasTrabalhar na RocheFarmacovigilânciaPolítica de PrivacidadeTermos LegaisPolítica de Cookies