"Não podemos, não devemos e não queremos deixar ninguém para trás". Este foi o mote lançado pelo Diretor-Geral da Roche Farmacêutica, André Vasconcelos, na abertura da conferência SENIORTECH, promovida pelo MUDA - Movimento pela Utilização Digital Ativa.

Porque navegar no mundo digital não tem idade, esta conferência juntou, em setembro na Roche, profissionais que debateram o "Futuro do Envelhecimento Ativo na Era Digital".

O objetivo da SENIORTECH é permitir que pessoas com mais de 50 anos estejam equipadas com as ferramentas e competências necessárias para navegar no mundo digital. Não só para garantir a sua autonomia e qualidade de vida, mas também para potenciar a sua contribuição contínua para a economia e a sociedade em geral.

A iniciativa contou com a participação do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, bem como de 12 líderes empresariais, gestores de organizações privadas e públicas de referência em Portugal, que partilharam o seu compromisso em construir um futuro mais inclusivo e participativo para todas as gerações:

  • Alexandre Nilo Fonseca, Presidente e Fundador do MUDA

  • André Vasconcelos, Diretor-Geral da Roche Farmacêutica

  • Rogério Campos Henriques, Presidente Fidelidade

  • Ana Figueiredo, Presidente do MEO

  • João Dias, Presidente da AMA

  • Céline Abecassis-Moedas, Diretora da Formação Executiva Católica Lisbon

  • António Lucena de Faria, Presidente e Fundador Fábrica de Startups

  • Carmen Castro, Coordenação do Estudo SeniorLab - GFK

  • Fátima Caçador, Jornalista

Durante a sessão foram apresentados resultados de um estudo realizado pela GFK para o MUDA para caracterizar a população com mais de 50 anos que vive em Portugal, uma faixa que representa 45% do total de residentes.

Um dos dados mostra que quase 40% dos ‘mais de 50 anos’ têm um nível alto de envolvimento digital, mas esse envolvimento vai baixando com a idade. A partir dos 70 anos e dos 80 anos ele começa a ser significativamente mais baixo. 

É também um grupo muito heterogéneo no seu comportamento digital. Por exemplo, abaixo dos 60 anos quase 70% da população usa internet mais do que quatro horas por dia; já acima dos 70 anos, há 20% da população que nunca utiliza a internet. 

O evento SENIORTECH foi organizado pelo MUDA, em colaboração com os seus parceiros, entre eles a Roche.

Pode saber mais sobre esta iniciativa AQUI.