O Alex é um menino de 10 anos com hemofilia. É uma personagem fictícia, mas podia bem ser um qualquer rapaz de uma cidade, vila ou aldeia portuguesa.
Com a construção desta personagem animada, lançada no âmbito do Dia Mundial da Hemofilia, a Roche pretende ajudar a que as crianças, e também as suas famílias, compreendam melhor a hemofilia.
O Alex é um rapaz ativo, que gosta de partilhar com os outros como ter uma vida mais saudável e como passar o tempo de lazer de forma divertida e segura.
Como todas as crianças, o Alex vai passando por desafios. Um deles é o de explicar aos amigos o que é a hemofilia.
Ao longo do tempo, a Roche irá partilhando as histórias do Alex, em formato de Banda Desenhada e também em vídeo. O primeiro capítulo das Aventuras de Alex pode ser encontrado
Os livros, em formato digital, podem ir sendo descarregados de forma gratuita na secção do site da Roche onde vive o Alex.
“Queres que te ajude a saber mais sobre a hemofilia? Juntos, vamos aprender tudo o que precisamos de fazer para sermos saudáveis, partilhar ideias originais para passar o nosso tempo livre em casa, e aprender a explicar aos nossos amigos o que é a hemofilia”.
Esta é a mensagem que o Alex deixa a todas as crianças em Portugal.
Elsa Rocha, Pediatra do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, apoia a campanha e explica: “Nesta coletânea de banda desenhada e vídeos, o Alex transporta-nos de uma maneira lúdica, na complexidade da sua doença. Com uma linguagem acessível à criança, sem descurar o rigor científico, são desmistificados os inúmeros equívocos que permanecem associados a esta doença e que, muitas vezes, dificultam mais a vida do doente, do que a própria doença em si. A campanha permite explorar o mundo da hemofilia, de uma forma lúdica, autêntica e rigorosa, numa perspetiva de prevenção, com o objetivo de ensinar para melhor cuidar.”