As soluções de saúde digitais beneficiam a integração dos sistemas de saúde

A necessidade de mais opções de terapêutica direcionada está a tornar-se mais evidente face aos crescentes desafios de diagnóstico, à complexidade das doenças e às crises sanitárias sem precedentes.

Atualmente, é cada vez mais importante permitir que os profissionais adaptem e melhorem os planos de cuidados e tratamento, fornecendo soluções mais personalizadas para cada doente e melhorando a saúde da população. Uma infraestrutura de saúde digital integrada e interoperável é fundamental para o desenvolvimento de opções de cuidados personalizados, diminuindo, ao mesmo tempo, algumas das pressões económicas e de recursos sobre os sistemas de saúde em todo o mundo.

A pandemia acelerou os debates sobre o acesso aos cuidados e a transformação digital dos serviços de cuidados de saúde. Os sistemas de saúde consideram cada vez mais a adoção de tecnologia e soluções de saúde digitais como uma opção para reorientar os cuidados de saúde para as necessidades de cada doente e a qualidade dos cuidados. Contudo, tornou-se também claro que uma verdadeira transformação digital exigirá mais do que apenas investimentos em tecnologia. Deve igualmente incluir mudanças na cultura organizacional e no envolvimento com todos os participantes do sistema de saúde, incluindo doentes, profissionais, prestadores de serviços, indústria, contribuintes e decisores.1

A disponibilidade de soluções de saúde digitais que possam ligar fluxos de dados e sistemas em toda a linha de cuidados é essencial para apoiar a mudança organizacional e cultural que pode promover a transformação digital dos cuidados de saúde2. Atualmente, a utilização de ferramentas para ligar e partilhar dados ainda exige recursos financeiros e humanos consideráveis dos sistemas de saúde.3

Para tirar o máximo partido das soluções de saúde digitais atuais e futuras, é da maior importância garantir que exista uma infraestrutura segura para a partilha e a análise de dados, que respeite os mais elevados padrões de privacidade e que esteja disponível para os profissionais de saúde, os doentes e outros intervenientes relevantes no sistema de saúde.

Parte da solução para concretizar essa visão é a criação e a instrumentalização de ecossistemas digitais seguros que liguem diversos recursos de dados, aplicações, dispositivos e tecnologias, permitindo que funcionem em conjunto. No contexto dos cuidados de saúde, um ecossistema digital é uma combinação de recursos que funcionam em conjunto, utilizando aplicações e tecnologias emergentes para unificar diferentes tipos de dados recolhidos por clínicas e laboratórios ou sistemas de informação hospitalar (incluindo dados administrativos, resultados de testes, etc.). Podem ser apresentadas informações práticas num painel de computador ou numa aplicação onde o profissional de saúde pode visualizar informações médicas contextualizadas sobre um doente individual. O objetivo final é fornecer de forma segura as informações corretas, à pessoa certa, no momento certo, melhorando a eficiência de custos e a tomada de decisões clínicas.

Ao longo do tempo, o ecossistema digital criará um repositório de informações e dados, que poderá contribuir para aumentar a eficácia dos cuidados de saúde personalizados dos doentes, bem como das medidas de gestão e prevenção de doenças. Deste modo, os ecossistemas digitais oferecem à sociedade novas formas de organizar e prestar cuidados de saúde e, mais importante, novas formas de melhorar os cuidados aos doentes e a saúde da população em geral.

As soluções de saúde digitais podem alterar radicalmente os cuidados aos doentes individuais se forem efetuados investimentos essenciais em pessoas e processos. A ligação digital dos vários elementos constitutivos do sistema de saúde, incluindo as instalações de cuidados de saúde, os profissionais de saúde, os sistemas de financiamento e informação, as estruturas de governação e fornecimento de medicamentos, tem potencial para melhorar a eficiência e a relação custo-eficácia dos cuidados, permitindo novos modelos de negócios na prestação de serviços4.

Na sua Estratégia Global para a Saúde Digital, a OMS descreve o melhor cenário para a transformação digital dos cuidados de saúde. Nesse cenário, a saúde digital será valorizada se for acessível, melhorar a eficiência e a sustentabilidade dos sistemas de saúde na prestação de cuidados de elevada qualidade e equitativos, e respeitar, em simultâneo, a privacidade e a segurança dos dados de saúde dos doentes.

Referências

  1. https://www2.deloitte.com/us/en/insights/industry/health-care/digital-transformation-in-healthcare.html. Consultado a 5 de janeiro de 2023.

  2. https://www.fiercehealthcare.com/tech/industry-voices-interoperability-can-reduce-healthcare-costs-by-30b-here-s-how. Consultado a 5 de janeiro de 2023.

  3. https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/25035/Global0health00projections0for02030.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Consultado a 5 de janeiro de 2023.

  4. https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/344249/9789240020924-eng.pdf. Consultado a 5 de janeiro de 2023.

Saber mais

ContactosPelo MundolinkedinfacebooktwitterinstagramyoutubeProfissionais de SaúdeSobre nósSoluções TerapêuticasTrabalhar na RocheFarmacovigilânciaPolítica de PrivacidadeTermos LegaisPolítica de Cookies