Portugueses satisfeitos com acesso a medicamentos durante a pandemia

Milhares de consultas e cirurgias foram canceladas e a prestação de cuidados de saúde esteve muito condicionada durante a pandemia de Covid-19. Mas os portugueses não sentiram falhas ou limitações no acesso aos medicamentos de que precisaram.

O estudo “Acesso a cuidados de saúde em tempos de pandemia” revela que 99% dos portugueses não sentiu qualquer limitação para aceder aos seus medicamentos.

“Durante a pandemia, aconteceu não ter acesso a algum medicamento (seja no hospital ou na farmácia) que deveria tomar?”. A esta pergunta, apenas 1% dos portugueses respondeu que sim.

Opara o Movimento Saúde em Dia - Não Mascare a Sua Saúde mostra também que 60% dos doentes crónicos que tomam medicamentos de farmácia hospitalar receberam a sua medicação em casa ou na sua farmácia de bairro durante a fase inicial da pandemia.

Aliás, a possibilidade de receber os medicamentos de forma mais próxima de casa é muito bem recebida pelos doentes crónicos com medicação hospitalar: 83% da população considera esta medida como extremamente positiva ou positiva.

Durante a apresentação do estudo, que decorreu no dia 29 de setembro, o bastonário da Ordem dos Médicos destacou o acesso aos medicamentos durante a fase da pandemia como um dos dados mais relevantes da análise feita à população portuguesa.

O bastonário Miguel Guimarães recordou o trabalho feito com a Ordem dos Farmacêuticos para permitir o acesso facilitado dos medicamentos aos portugueses.

O Movimento Saúde em Dia - Não Mascare a Sua Saúde é uma iniciativa da Ordem dos Médicos e da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, em parceria com a Roche. Nasceu com o intuito de alertar a população para a importância de não descurar sinais e sintomas, não deixando as outras doenças para segundo plano, mesmo em tempos de Covid-19.

ContactosPelo MundolinkedinfacebooktwitterinstagramyoutubeProfissionais de SaúdeSobre nósSoluções TerapêuticasTrabalhar na RocheFarmacovigilânciaPolítica de PrivacidadeTermos LegaisPolítica de Cookies