"Olhe para elas, olhe por elas"
“Não tenho tempo”; “De certeza que não é nada”; “Não tenho sintomas”; “Da próxima vez pergunto ao médico”... As razões para adiar a consulta e a participação nos rastreios do cancro da mama são muitas e variadas. Todas podem custar vidas.
Em outubro, Mês de Sensibilização para o Cancro da Mama, a Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) deixa o apelo, "Olhe para Elas, Olhe por Elas", que serve de mote a uma campanha com um objetivo simples: sensibilizar as pessoas para a importância de assumirem um papel activo na luta contra o cancro da mama.
Adelaide Sousa, Lídia Franco, Ricardo Carriço e Vanessa Martins dão a voz a esta mensagem, num vídeo que reforça a importância da informação, rastreio e diagnóstico precoce, filme que será partilhado nas redes sociais e no site da LPCC.
Os números ajudam a justificar esta mensagem. Sabe-se que uma em cada 11 mulheres em Portugal terá cancro da mama ao longo da sua vida, o tipo de cancro que apresenta a maior taxa de incidência no nosso país. Todos os anos, as estatísticas d ão conta do surgimento de mais de 6.000 novos casos.
“Sabemos que, no caso do cancro da mama, quando diagnosticado precocemente, cerca de 90% dos casos têm um desfecho positivo . É por isso, muito importante, que as pessoas tenham esta consciência e que, cada vez mais, assumam um papel ativo na sua saúde. Devem informar-se, comparecer aos rastreios e consultar os profissionais de saúde sempre que tiverem alguma dúvida. A mensagem que deixamos, no âmbito desta iniciativa é a de que cuidem de si. Olhem para elas, olhem por elas”, explica Prof. Doutor. Carlos Freire de Oliveira, Secretário Geral da LPCC.
No âmbito do Mês de Sensibilização para o Cancro da Mama, que se assinala em outubro, a LPCC apresenta publicamente o vídeo que ilustra a campanha, apelando à partilha do mesmo, através das redes sociais, para que a mensagem de sensibilização e informação possa chegar ao maior número de pessoas possível.
:quality(90)/)