O medo pode prejudicar fortemente a saúde

As pessoas não devem ter medo de ir às consultas com o seu médico, nem de ir aos hospitais ou aos centros de saúde. 

A mensagem foi deixada pelo bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, no lançamento do Movimento Saúde em Dia - Não Mascare a sua Saúde.

Miguel Guimarães alerta para a gravidade dossobre os atos de saúde que ficaram por realizar este ano devido à pandemia de Covid-19 

Os números mostram o que ficou por fazer, em comparação com 2019, mas não exibem, em concreto, nem rostos nem doenças por diagnosticar ou que viram tratamentos adiados.

“Não Mascare a Sua Saúde é uma das mensagens mais importantes a passar às pessoas. As pessoas não podem nem devem ter medo de ir ao médico ou a uma consulta”, sublinha Miguel Guimarães.

“Temos de estar juntos e unidos. E temos de dizer às pessoas que não podem ter medo de ir às consultas, aos hospitais ou centros de saúde, nem ter medo de ser operadas”, insiste o bastonário.

Com a pandemia, o sistema readaptou-se e foram sendo incorporadas regras que ajudam a estarmos todos mais protegidos.

“Temos ainda de tentar dar uma resposta máxima às pessoas que ficaram atrasadas no sistema de saúde, continuando ao mesmo tempo a combater a Covid-19 de forma mais eficaz”, apela Miguel Guimarães.

O bastonário classifica como particularmente “brutais” os dados sobre o número de exames, análises e outros meios de diagnóstico e terapêutica que ficaram por realizar este ano. Uma redução de 16 milhões de atos.

“Estamos a tentar salvar vidas ou estamos a tentar salvar um sistema?”.

Na fase de outono-inverno que se aproxima, o bastonário é peremptório: “não podemos suspender a atividade que não é Covid”.

ContactosPelo MundolinkedinfacebooktwitterinstagramyoutubeProfissionais de SaúdeSobre nósSoluções TerapêuticasTrabalhar na RocheFarmacovigilânciaPolítica de PrivacidadeTermos LegaisPolítica de Cookies