A Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN) lançou, em parceria com a Roche, uma série de 10 vídeos informativos e educativos, com tutoriais de reabilitação para doentes neuromusculares.
Numa altura em que o país entrou novamente num confinamento mais generalizado, importa recordar que os doentes neuromusculares podem consultar
Em 2020, quando a pandemia nos remeteu para um confinamento geral, a APN percebeu de imediato que os doentes neuromusculares iriam ser afetados de forma acentuada. Para segundo plano ficou o acesso às terapias e tratamentos (como fisioterapia) de que estes doentes dependem totalmente.
A produção dos vídeos tutoriais de reabilitação foi precisamente uma forma de contornar esta dificuldade provocada pela pandemia e ajudar doentes, famílias e cuidadores.
A APN quis, desta forma, transformar as fragilidades das pessoas portadoras de doença neuromuscular em verdadeiras demonstrações de capacidade de resiliência, de resistência à adversidade e em formas de superar as restrições impostas pela Covid-19.
Nos vídeos, os tutoriais de reabilitação são elaborados por terapeutas com experiência a acompanhar este tipo de doentes.
Trata-se de uma iniciativa que importa recordar, numa altura em que Portugal entra novamente num confinamento mais generalizado. Uma iniciativa a que a Roche tem orgulho em se associar, em prol dos doentes e das suas famílias.
Recorde