As associações de doentes estão perto da comunidade e são quem melhor conhece as necessidades das pessoas no seu contacto com o sistema de saúde.
Fomos revisitar os vencedores das Bolsas de Cidadania 2021 e apresentamos curtas reportagens sobre projetos que seriam merecedores de uma longa metragem.
Conheça iniciativas que fazem a diferença na vida dos doentes, das suas famílias e da sociedade.
A RD Portugal – União das Associações de Doenças Raras de Portugal venceu em 2021 a Bolsa de Cidadania com o valor de 20 mil euros. Fomos revisitar este projeto, que visa construir um portal e um espaço colaborativo, criado para ser uma estrutura comum e útil a todas as associadas e às áreas específicas de cada associada.
Com uma Bolsa de Cidadania de 15 mil euros, a APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino está a criar ‘lives’ nas redes sociais mais destinadas a jovens com Doença Inflamatória do Intestino. A ideia é responder a todas as dúvidas que surjam, promovendo a literacia dos mais jovens.
O Serviço Jesuíta aos Refugiados conquistou em 2021 uma Bolsa de Cidadania Roche no valor de 10 mil euros.
Fomos fazer o ponto de situação deste projeto, que pretende, a curto prazo, garantir que, no período inicial de chegada a Portugal, os refugiados tenham acesso ao SNS e que os serviços sejam adequados às suas particulares necessidades.
A Associação Para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela venceu em 2021 uma Bolsa de Cidadania de 5 mil euros, com o projeto Clic.
O projeto baseia-se na criação de um site com conteúdos dirigidos às famílias sobre atividades de estimulação para as crianças, de forma a potenciar as aprendizagens da criança, até aos 6 anos de idade.
Cinco associações de doentes juntaram-se para a promoção da literacia em saúde na área do cancro. O Movimento Pés ao Caminho venceu em 2021 uma Bolsa de Cidadania Roche no valor de 5 mil euros para orientar o doente oncológico desde o diagnóstico até ao tratamento, estando a criar uma infografia multimédia para ajudar pacientes e famílias.
O Caminho do Doente
Este venceu em 2021 uma Bolsa de Cidadania de 5 mil euros. A MiGRA Portugal – Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias visa a plena integração do doente nos cuidados de saúde que lhe são prestados, habilitando-o para que possa conhecer o seus direitos e intervir corretamente nas decisões tomadas em torno da sua saúde, durante o percurso que atravessa na rede de prestação de cuidados.
As Bolsas de Cidadania são uma ação que se enquadra na Política de Responsabilidade Social da Roche e resulta do seu compromisso em assumir um papel ativo na sociedade apoiando, de forma transparente, iniciativas inovadoras e orientadas para a missão de suporte ao doente.
Para conhecer os vencedores da 8ª edição, em 2022, clique