A Roche está profundamente comprometida em apoiar a resposta global à pandemia de Covid-19.
Numa escala global, estamos a trabalhar com urgência e paixão para um objetivo claro: disponibilizar testes confiáveis e de elevada qualidade, essenciais para o sistema de saúde.
Nos últimos meses, a Roche Diagnósticos lançou 15 soluções para que cada país pudesse responder aos inúmeros desafios que têm surgido na gestão da pandemia de Covid-19.
Deteção de SARS-CoV-2 com elevada sensibilidade perante suspeita de infeção ativa.
Os testes moleculares ajudam a identificar qualitativamente a presença do vírus SARS-CoV-2 – vírus causador de Covid-19, através de tecnologia RT-PCR, a partir de amostras nasofaríngeas, orofaríngeas ou nasais.
Além de testes moleculares laboratoriais capazes de identificar os indivíduos infetados por SARS-CoV-2, existem também testes (laboratoriais ou em point-of-care) capazes de identificar a presença deste vírus, que causa a Covid-19, em simultâneo com a do vírus Influenza A/B (vírus que causa a gripe). Ou seja, capazes de determinar se os sintomas presentes na pessoa se devem à presença do vírus que causa a Covid-19 e/ou do vírus que causa a gripe.
Os testes de diagnóstico utilizados para detetar a presença de um agente patogénico (vírus, bactéria, ou outro microorganismo) designam-se por testes de antigénio.
Os testes de antigénio à Covid-19 são realizados a partir de amostras de zaragatoas nasofaríngeas, orofaríngeas ou nasais.
Os testes de antigénio podem ser realizados por um profissional de saúde ou em regime de autoteste (excepcional Covid-19).
Deteção de resposta imunitária ao SARS-CoV-2 com elevada especificidade.
Os anticorpos são proteínas produzidas pelo organismo para ajudar a combater infeções ou após administração de uma vacina.
A avaliação da existência destas proteínas permite identificar se a pessoa esteve ou não exposta a um agente patogénico (vírus, bactéria, ou outro microorganismo) ou se o seu organismo respondeu a uma vacina administrada.
Os testes de diagnóstico utilizados para identificar a presença destas proteínas designam-se por testes de anticorpos e são realizados a partir de uma amostra de sangue.
Atualmente, a Roche disponibiliza três tipos de testes de anticorpos:
- Testes que permitem não só identificar a presença mas também a quantidade de anticorpos específicos da proteína Spike do vírus SARS-Cov-2 que o organismo produziu - Teste anti-SARS-CoV-2 S
- Testes que apenas permitem identificar a presença de anticorpos da proteína da nucleocápside do vírus SARS-Cov-2 que o organismo produziu - Teste anti-
SARS-CoV-2 N
- Testes que apenas permitem identificar a presença em simultâneo de anticorpos específicos da proteína da nucleocápside e da proteína Spike do vírus SARS-CoV-2 - Teste anti-SARS-CoV-2 N/S
Que teste de anticorpo utilizar?
- Para avaliar se o organismo esteve exposto ao vírus, poderá ser utilizado o Teste anti-SARS-CoV-2 N, o Teste anti-SARS-CoV-2 S ou o Teste anti-SARS-CoV-2 N/S
- Para avaliar a resposta após administração da vacina, deverá ser utilizado o Teste anti-SARS-CoV-2 S ou o Teste anti-SARS-CoV-2 N/S.
Covid-19: doença coronavirus 2019
*PCR polymerase chain reaction reacção em cadeia pela polimerase baseia se no processo de replicação de DNA
Referências
European Commission (2020). Guidelines on COVID 19 in vitro diagnostic tests and their performance (published 15 April 2020). Available from: