Nova Infografia sobre Farmacovigilância e Efeitos Indesejáveis nasce de parceria com Associações de Doentes

Está  lançada a infografia digital sobre Farmacovigilância e Efeitos Indesejáveis, desenvolvida em colaboração entre várias Associações de Doentes e a Roche Portugal.

A ideia é disponibilizar um recurso simples, acessível e digital que ajude os doentes e utentes de saúde a compreender melhor o que é a farmacovigilância e como reportar efeitos indesejáveis de forma segura e informada.

A esta iniciativa juntaram-se a Associação Portuguesa Contra a Leucemia, a Associação Portuguesa de Hemofilia, a  Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias, a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e a RD Portugal, que representa diversas associações de doenças raras.

Esta infografia resulta de um trabalho conjunto que teve início no ano passado, quando várias associações de doentes participaram num questionário internacional promovido pela Roche Global sobre Segurança do Doente e Farmacovigilância. 

A primeira colaboração deu origem a reflexões sobre as necessidades mais prementes das Associações neste domínio, culminando na elaboração desta infografia digital.

Pensada para ser partilhada por qualquer pessoa, pretende ajudar os doentes e utentes a entender a importância da farmacovigilância e a capacitá-los para que saibam reportar de forma segura eventuais efeitos indesejáveis de medicamentos.

A Farmacovigilância é essencial para uma utilização mais segura e eficaz dos medicamentos. Para Roche, a segurança dos doentes é um compromisso claro e uma prioridade máxima.

Quanto mais profundo e detalhado for o conhecimento dos medicamentos e dos seus riscos associados, e essa informação for partilhada de forma atempada com doentes e profissionais de saúde, mais segura será a sua utilização.

É por este motivo que vigiar e notificar os efeitos secundários é tão importante e a notificação espontânea assume um papel fundamental.

A Roche tem um sistema global robusto que permite monitorizar continuamente a segurança de um medicamento ao longo do seu ciclo de vida através da recolha, processamento, avaliação e notificação de informação de segurança e de eficácia.

Consulte a infografia.