As Bolsas de Cidadania Roche e a Academia para a Capacitação das Associações de Doentes (ACAD) estiveram em destaque no palco do Fórum Incluir, evento promovido pelo Infarmed.

Pode assistir ou rever o Fórum Incluir AQUI.

O Fórum Incluir é uma iniciativa que permite partilhar exemplos de participação pública em saúde e que decorreu em Lisboa no dia 24 de novembro.

Entre esses exemplos estiveram as Bolsas de Cidadania, pela voz de Jorge Correia, Relações Institucionais da Roche. 

As Bolsas de Cidadania, que vão a caminho da décima edição, já apoiaram cerca de 50 projetos de associações de doentes e outras ONG, num valor total de meio milhão de euros. 

Esta iniciativa está enquadrada na Política de Responsabilidade Social da Roche e pretende estimular a participação dos cidadãos nos processos de decisão em saúde.

Outro dos projetos apresentado no Fórum Incluir foi a Academia para a Capacitação das Associações de Doente, iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública, em parceria com a Roche.

Ana Rita Goes, coordenadora da ACAD, destacou que uma das ambições desta iniciativa é impulsionar as associações de doentes a serem um ator efetivo nos processos de decisão, elevando também a sua voz.