Dê as mãos e faça uma roda. Uma roda de vida. Este é o desafio que a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) lança a todas as pessoas, no dia 30 de maio, data em que se assinala o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Esta iniciativa tem como objectivo lembrar as pessoas diagnosticadas com esta doença, mas também toda a rede de apoio que se mobiliza em torno de cada doente.
O conceito é simples. Por trás de cada pessoa diagnosticada com Esclerose Múltipla existe uma roda de pessoas, que passam também a relacionar-se com a doença. A família, os colegas de trabalho, vizinhos, amigos… todos passam a conhecer e a conviver com a doença.
André Nunes, Chakall, João Cabral, Lúcia Garcia, Patrícia André, Ricardo Carriço, Rita Cruz, Sara Santos, Sofia Novais de Paula e Tony Carreira foram as figuras públicas que se envolveram nesta causa e aceitaram o desafio da SPEM ao juntarem-se, no Anfiteatro Alameda Keil do Amaral, para dar as mãos e formarem a “EM Roda-Viva”.
Susana Protásio, da SPEM, sublinha que esta iniciativa pretende reforçar duas mensagens. “Por um lado sensibilizar para a vertigem que qualquer pessoa sente quando lhe é diagnosticada Esclerose Múltipla, uma roda-viva de emoções, decisões, dúvidas, pensamentos... Por outro, destacar a importância, em todo o processo de tratamento, da existência de uma rede de apoio, amizade, compreensão, uma verdadeira roda de vida. É fundamental para que cada pessoa consiga enfrentar a doença”.
A SPEM convida, assim, todas as pessoas a participarem no movimento “EM Roda-Viva”. Podem fazê-lo, de forma simples, em qualquer lugar: na rua, em casa, no trabalho. O objectivo é que possam reunir-se em grupo, dar as mãos, fazer uma roda e tirar uma fotografia à sua “Roda de Vida”. A imagem deve depois ser partilhada nas redes sociais com a referência #EMRodaViva como forma de apoio a todos os doentes e cuidadores, que vivem diariamente com esta doença.
A Roche Farmacêutica, parceira da iniciativa, aceitou o desafio e fez a sua roda pela Esclerose Múltipla.