Um edifício é considerado NZEB quando apresenta uma elevada performance energética e em que o baixo consumo de energia, que as instalações requerem, provêm maioritariamente de fontes renováveis.
Atingir esta classificação “foi fruto do trabalho de muitos anos”, refere Rui Bica, responsável pelo edifício - Location Support Specialist & SHE Officer.
Os edifícios ecológicos operam com muito mais eficiência que os edifícios convencionais, podendo promover economia de custos, aumentar a produtividade do pessoal, melhorar a avaliação financeira da empresa e contribuir para a demonstração de seu compromisso com a sustentabilidade.
Para se chegar a este nível de certificação, várias alterações foram sendo implementadas: a instalação de LEDs na iluminação exterior e nas áreas comuns, equipamentos de ar condicionado e de refrigeração com fluidos naturais, colocação de redutores de caudal em todas as torneiras, existência de variadores de frequência em todos os equipamentos de grande consumo elétrico, redução da utilização de plástico, instalação de central solar térmica no edifício principal e instalação da central fotovoltaica no terraço.
A sustentabilidade é também um dos compromissos da Roche. Para hoje. Para o futuro.