A Roche está a promover uma campanha e uma exposição de arte em Luanda, que será feita convertendo sutiãs usados em obras de arte. As obras artísticas estarão em exposição em Outubro e serão vendidas e/ou leiloadas para apoiar a atividade da Liga Angolana Contra o Cancro (LACC).
A "Arte ao Peito" tem como principal objetivo ajudar as doentes com cancro da mama e as suas famílias em Angola, através da angariação de fundos e de donativo de sutiãs para mulheres mastectomizadas. As verbas angariadas vão apoiar a LACC em ações preventivas e também na assistência às mulheres vítimas de cancro em Angola.
Será feito um donativo de sutiãs novos para mulheres mastectomizadas em Luanda, uma vez que em Angola há carência da produção de soutiens com este propósito específico.
Está em curso neste momento em Portugal uma recolha de sutiãs usados, que será feita entre os colaboradores da Roche, para envio posterior para Angola no início de junho. Esses sutiãs serão recolhidos e transformados por doentes, antigos doentes, familiares, profissionais de saúde e artistas de referência que desenvolvem o seu trabalho em Angola. Ana Silva, Mampuya, Mumpasi Meso, Rita GT, Cristiano Mangovo, Rose Palhares e Tho Simões são alguns dos primeiros nomes já associados a esta iniciativa. De Portugal, haverá ainda o contributo do estilista Miguel Gigante e da artista Marta Silvestre entre outros.
A instalação de arte em Luanda, feita com os sutiãs transformados, vai permitir angariar fundos para ajudar a Liga Angolana Contra o Cancro, apoiando os doentes nas suas deslocações e estadias durante o tratamento no Instituto Angolano Contra Cancro (único centro de tratamento de cancro no país).
Esta é a primeira edição da campanha “Arte ao Peito”, uma iniciativa que a Roche se empenhará em dar continuidade.