O Atlas do Diagnóstico

Descobrir o valor dos diagnósticos


 

VoD_Atlas_Module_I_Thumbnail

O valor dos diagnósticos na jornada do doente

Se quiser saber mais sobre o valor dos diagnósticos e o que pode ser feito para assegurar o acesso adequado a ferramentas e tecnologias de diagnósticos para ajudar as instituições de saúde a salvar vidas.

Descobrir o Módulo I

 

VoD_Atlas_Module_II_Thumbnail

Os diagnósticos na prevenção, rastreio e deteção de doenças

Dos testes sanguíneos como forma de rastreio aos testes genéticos para detetar doenças, descubra o valor dos diagnósticos para auxiliar na melhoria dos cuidados de saúde.

Descobrir o módulo II

 

Diagnóstico e início do tratamento: "precoce" significa melhores resultados

Embora o estabelecimento de um diagnóstico possa ser complexo e envolver técnicos de laboratório especializados ou instalações para testagem, é essencial para assegurar um tratamento óptimo de uma doença.

Módulo III em breve

Melhorar a gestão da sua doença: o papel crucial dos diagnósticos nos cuidados personalizados

Os diagnósticos fornecem conhecimentos que orientam o diagnóstico clínico e o início do tratamento, mas também podem ajudar a prevenir o agravamento de problemas de saúde e a informar a gestão da doença.
 

Módulo IV em breve

Olhando em frente: abraçar novas abordagens para transformar os cuidados de saúde

Repensar a forma como os sistemas de saúde funcionam está na vanguarda do que é necessário para transformar os cuidados de saúde atuais. Qual deve ser o papel dos diagnósticos na transformação dos cuidados de saúde?
 

Módulo V em breve

Assegurar o acesso de todos a diagnósticos precisos e precoces: uma utopia?

O Conselho Consultivo desenvolveu uma Declaração de Consenso de Especialistas que reflete sobre a viagem dos diagnósticos e explora o seu futuro.
 

Módulo VI em breve
 
2021 - Hero Journey (1)

O Atlas do Diagnóstico

Descobrir o valor dos diagnósticos

Quer esteja a fazer um check-up médico de rotina ou a sentir sintomas novos ou recorrentes, obter um diagnóstico preciso é o primeiro passo para melhores resultados em saúde e estes permitem-lhe a si e ao seu profissional de saúde a informação necessária para tomar as melhores decisões sobre os seus próximos passos nos cuidados de saúde.

A viagem de diagnóstico pode parar aqui e não ser repetida até ao seu próximo check-up regular e os seus resultados podem ser uma parte essencial para o ajudar a manter-se saudável ou mesmo a incentivar uma mudança de comportamento para prevenir o desenvolvimento de uma doença. Mas é também uma viagem que pode levar à deteção de uma fase inicial de uma doença em desenvolvimento que permitirá outras intervenções de diagnóstico que conduzirão a um diagnóstico, a uma discussão com o seu médico, à seleção, ajuste e monitorização do seu tratamento. Lembre-se de que iniciar um tratamento de forma atempada, quando a doença ainda não se desenvolveu nem se espalhou pelo corpo, pode ter um impacto significativo na sua saúde, qualidade de vida, e mesmo na sua capacidade de sobrevivência. Mais de 90% dos casos de cancro do colo do útero resultam do papilomavírus humano (HPV). Apesar de ser totalmente evitável com vacinação e rastreio, o cancro do colo do útero ainda tira a vida de aproximadamente 300 mil pessoas todos os anos, tornando-se uma das principais causas de morte em mulheres. Muitos países estão a adotar o teste de DNA do vírus do HPV para ajudar a prevenir este cancro ou para o detetar na sua fase inicial. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aconselha este exame como o método de primeira escolha para o rastreio do cancro do colo do útero. Em Portugal, a testagem de HPV para o rastreio do cancro do colo do útero teve um impacto na redução da incidência e mortalidade da doença em 30 e 70%, respetivamente, números que se traduzem numa redução de custos em 24% para o Serviço Nacional de Saúde. Outro exemplo é a insuficiência cardíaca, condição que ocorre quando o coração não é capaz de bombear sangue suficiente. Se não for diagnosticada precocemente, a insuficiência cardíaca pode levar a complicações graves, tais como problemas de ritmo cardíaco, danos ou falhas renais, lesões hepáticas, ou problemas nas válvulas cardíacas. Estima-se que, em Portugal, a disponibilização de prescrição aos médicos de família de um biomarcador específico para a insuficiência cardíaca pode acelerar o diagnóstico, uma patologia responsável pelo maior número de internamentos, sendo possível reduzir os custos atuais com a gestão da doença em, pelo menos, meio milhão de euros. Por outras palavras, o diagnóstico precoce e o início precoce do tratamento salvam vidas!

 

2021 - VoD - Thomas 2
Doenças como o cancro do colo do útero podem em grande parte ser prevenidas através do rastreio precoce do papilomavírus humano, ou HPV. Atrasos e interrupções na deteção precoce e tratamento do HPV poderiam atrasar durante anos a erradicação planeada do cancro do colo do útero.”
Thomas Schinecker, Director Executivo da Roche Diagnostics