Movimento Saúde em Dia apresentou resultados de estudo à população
O Movimento Saúde em Dia - Não Mascare a Sua Saúde nasceu da necessidade de alertar a população para a importância de não descurar as outras doenças em tempo de pandemia.
Para aferir a perceção dos portugueses sobre o acesso à saúde em tempos de Covid-19, foi realizado um inquérito exaustivo. Os resultados foram apresentados dia 29 de setembro e podem ser consultados AQUI.
A Covid-19 abalou todo o mundo e, com ele, os seus sistemas de saúde, forçados a ajustamentos e adaptações. A pandemia colocou num plano secundário outras doenças. Reduziram-se consultas, cirurgias, exames e diagnósticos.
O Movimento Saúde em Dia promoveu também um diagnóstico que identifica a redução acentuada da atividade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos primeiros sete meses deste ano.
Mas a saúde é muito mais do que Covid-19 e as outras doenças não podem ser desvalorizadas.
A Ordem dos Médicos e a Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, em parceria com a Roche, apelam a todos os portugueses para que estejam atentos a sinais ou sintomas de alerta e recorram ao médico em caso de necessidade.