É para informar os portugueses sobre os fatores de risco que se podem alterar que a Alzheimer Portugal, com o apoio da Roche, lança “Ativamente – O Clube do Cérebro”, um espaço interativo no CascaiShopping, onde os visitantes podem aprender a reduzir o risco de desenvolver Demência.
Uma iniciativa que decorre entre os dias 16 e 21 de setembro e que irá assinalar o Mês em que se comemora o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer (a 21 de setembro).
As demências são atualmente a 7ª causa de morte de entre todas as doenças e uma das principais causas de incapacidade e dependência das pessoas com mais idade em todo o mundo.
“Ativamente – O Clube do Cérebro” é um espaço dividido em cinco áreas diferentes – Cognitivamente, Fisicamente, Socialmente, Nutricionalmente e Musicalmente – que correspondem a um leque de estratégias que podem ser implementadas por cada um de nós para reduzir o risco de Demência.
O visitante é convidado a conhecer os fatores de risco e a aprender o que pode fazer para prevenir a Demência, de uma forma lúdica e interativa, experimentando uma série de atividades relacionadas com os diferentes temas.
A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência. No seu conjunto, as demências afetam mais de 46 milhões de pessoas em todo o Mundo. Em Portugal, estima-se que haja 200 mil pessoas com uma demência.
As estimativas atuais apontam para uma progressão constante destes números: em 2050 mais de 150 milhões de pessoas a nível mundial terão demências. Centenas de milhares de cuidadores e familiares serão afetados, com grande impacto emocional, psíquico e financeiro. Mas o impacto da doença de Alzheimer vai além das famílias. Envolve toda a sociedade.