Um mês pelo nosso coração

Maio é o mês do coração. Mas pode ser outro, ou todos!

Neste mês falamos sobre o coração e na importância da monitorização da glicemia e do despiste de insuficiência cardíaca em pessoas assintomáticas através da quantificação do  NT-proBNP.

Apesar dos enormes avanços no diagnóstico e no tratamento de doenças cardiovasculares, estas continuam a ser a principal causa de morte em Portugal1. A maioria das doenças cardiovasculares são provocadas por fatores de risco que podem ser minimizados com a adopção dum estilo de vida saudável. No entanto, apesar de parecer fácil, os números continuam a subir e as estratégias usadas para melhorar a prevenção das doenças cardiovasculares têm sido pouco eficazes.

A evidência demonstra que as pessoas com diabetes estão 2 a 5 vezes mais propensas a desenvolver insuficiência cardíaca em comparação com quem não tem diabetes2. Estudos demonstram que a monitorização estruturada da glicemia ajuda na melhoria do controlo glicémico e facilita alterações mais atempadas do tratamento3. Já o estudo PONTIAC demonstrou que, em pessoas com Diabetes tipo 2, uma abordagem de gestão terapêutica do doente através do valor de NT-proBNP >125 pg/mL traduziu-se numa redução de hospitalização e morte por doença cardíaca ao fim de dois anos4.

É essencial que a população tenha conhecimento do seu nível de risco e que a promoção da saúde e prevenção cardiovascular seja uma prioridade para todos. A American Diabetes Association (ADA) recomenda a todas as pessoas com diabetes a monitorização da glicemia e o despiste de insuficiência cardíaca, incluindo em pessoas assintomáticas, através da quantificação regular do NT-proBNP5.

Siga as recomendações de prevenção cardiovascular e adote um estilo de vida mais saudável.

Pela saúde de todos, pelos nossos corações!


Referências:

  1. Statistics Portugal - web portal [Internet]. Available from: https://www.ine.pt/xportal/xmain?DESTAQUESdest_boui=594417880&DESTAQUESmodo=2&xpgid=ine_destaques&xpid=INE

  2. Kenny H, Abel ED. Heart failure in Type 2 diabetes mellitus. Circulation Research. 2019;124(1):121–41.

  3. Polonsky WH, Fisher L, Schikman CH, Hinnen D, Parkin CG, Jelsovsky Z, et al. Structured Self-Monitoring of blood glucose significantly reduces A1C levels in poorly controlled, Noninsulin-Treated Type 2 diabetes. Diabetes Care,. 2011;34(2):262–7.

  4. Huelsmann M, Neuhold S, Resl M, Strunk G, Brath H, Francesconi C, et al. PONTIAC (NT-proBNP Selected PreventiOn of cardiac eveNts in a populaTion of dIabetic patients without A history of Cardiac disease). Journal of the American College of Cardiology. 2013;62(15):1365–72.

  5. Volume 47 Issue Supplement_1 | Diabetes Care | American Diabetes Association [Internet]. 2024. Available from: https://diabetesjournals.org/care/issue/47/Supplement_1

ContactosPelo MundolinkedinfacebooktwitterinstagramyoutubeProfissionais de SaúdeSobre nósSoluções TerapêuticasTrabalhar na RocheFarmacovigilânciaPolítica de PrivacidadeTermos LegaisPolítica de Cookies