Glossário
- Farmacovigilância - Ciência e atividades relacionadas com a deteção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer outro problema relacionado com o medicamento.
- Autoridade competente nacional - Autoridade reguladora dos medicamentos num Estado-membro da União Europeia.
- Titular de autorização de introdução no mercado - A empresa ou outra entidade jurídica que tenha a autorização de comercializar um medicamento em um, vários ou todos os Estados-membros da União Europeia.
- Efeito secundário – Um efeito secundário é uma resposta nociva e não intencional a um ou mais medicamentos. Sinónimos: Reação adversa medicamentosa (RAM), suspeita de reação adversa (medicamentosa), efeito adverso, efeito indesejável.
- Falta de eficácia - Qualquer falha de ação terapêutica esperada; aplica-se a qualquer cenário em que o medicamento não funciona como esperado, ao ser usado no âmbito da sua autorização de comercialização.
- Interação medicamentosa - As interações medicamentosas referem-se à ação de um medicamento sobre a eficácia ou a toxicidade de outro(s). A interação entre medicamentos também inclui medicamentos/alimentos, medicamentos/dispositivos médicos e interações entre medicamentos e álcool.
- Erro de medicação - Qualquer erro não intencional que ocorra na prescrição, dispensa ou administração de um medicamento que leva a, ou tem o potencial para levar a, danos no doente.
- Notificação espontânea - Comunicação voluntária, não solicitada, por um profissional de saúde ou doente/consumidor a uma empresa, autoridade competente nacional ou outra organização (por exemplo, a Organização Mundial da Saúde) que descreve a suspeita de reações adversas num doente que recebeu um ou mais medicamentos.
Farmacovigilância
O que fazemos pela segurança dos doentes?
Participe ativamente na proteção da sua saúde e dos doentes
Que informações deve fornecer quando notifica um efeito secundário?
Qual o destino das notificações?