Reconhecer alguns dos sinais de hemorragia interna:

Numa hemorragia interna, a hemorragia prolongada pode gerar um hematoma no tecido que envolve o vaso sanguíneo. Este hematoma pode tornar-se uma fonte de inflamação e, consequentemente, provocar danos a longo prazo no tecido. Contudo, se o tratamento certo for administrado atempadamente, o hematoma poderá diminuir mais rapidamente, e a inflamação não provocará danos graves. Por este motivo, a administração atempada do tratamento é importante.

Apesar de o hematoma em si não ser visível, é por vezes possível reconhecer a sua presença através dos seus “efeitos” no tecido.

Contusões (hematomas de grandes dimensões), edema, calor na pele, dor, falta de sensibilidade e perda de mobilidade articular.

Mais concretamente:

A idade do indivíduo é um fator importante no reconhecimento precoce de uma hemorragia interna. Os adultos reconhecem muitas vezes os sintomas, o que não acontece em bebés e crianças pequenas. Os bebés não têm capacidade de se expressar verbalmente, enquanto as crianças podem não reconhecer os sintomas ou hesitar em informar um adulto acerca do episódio hemorrágico.

Aprenda a reconhecer uma hemorragia

Referências:

1. WFH Guidelines for the Management of Hemophilia, 3rd edition. 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/hae.14046. [Consultado a 24 de setembro de 2020].

2. National Hemophilia Foundation. Caring for your child with hemophilia. Disponível em: https://www.hemophilia.org/sites/default/files/document/files/Caring%20for%20Your%20Child.pdf [Consultado em Setembro 2020].

3. Srivastava A et al., WFH Guidelines for the Management of Hemophilia, 3rd edition. Haemophilia. 2020 Aug;26 Suppl 6:1-158. doi: 10.1111/hae.14046.

4. World Federation of Hemophilia. Introduction to hemophilia – Symptoms and diagnosis [Online] https://elearning.wfh.org/elearning-centres/introduction-tohemophilia/#symptoms_and_diagnosis_hemophilia [Consultado em Setembro 2020].