A Roche e o Grupo de Estudos da Retina criaram uma parceria com a Tonic App para disponibilizar aos médicos o algoritmo de referenciação para a retinopatia diabética.

A ideia é ajudar os médicos, sobretudo nos cuidados de saúde primários, no rastreio e referenciação da retinopatia diabética, que é uma das complicações da diabetes e uma das principais causas de cegueira nos adultos.

Em Portugal, a prevalência da diabetes nos adultos ronda os 13%, estimando-se que mais de 1 milhão de portugueses viva com a doença. Qualquer pessoa com diabetes pode desenvolver retinopatia diabética, em particular quem vive com a doença há mais tempo ou quem mantém níveis de glicémia elevados por longos períodos.

O rastreio à retinopatia diabética é essencial para verificar alterações ou problemas. Para ajudar os médicos, a Tonic App vai disponibilizar o algoritmo de referenciação que foi construído com o aval científico do Grupo de Estudos da Retina.

A Tonic App é uma aplicação móvel portuguesa feita por médicos para médicos. Começou em 2016 e já conta com mais de 21.900 utilizadores de todas as especialidades médicas em Portugal. Entretanto, a aplicação móvel chegou também a Espanha, Itália e França. A Tonic App disponibiliza informação tratada de forma independente por uma equipa especializada, baseada em fontes científicas e de entidades oficiais.