
Autotestes da Roche aprovados para comercialização
O teste rápido de antigénio nasal da Roche recebeu a autorização do Infarmed para utilização como autoteste ao abrigo do regime excecional previsto na Portaria nº56/2021, 12 de março, e que será disponibilizado, nos pontos de venda autorizados, sendo de momento, os únicos no mercado a receberem esta aprovação por parte da Autoridade reguladora.
Trata-se do teste rápido de antigénio para a deteção qualitativa de SARS-CoV-2 e permite a recolha da amostra da zona frontal do nariz, em vez da nasofaringe, resultando num procedimento de teste simplificado, mais rápido e confortável. Assim, seguindo instruções simples, os utilizadores podem realizar o teste em casa, com obtenção de resultados após 15-30 minutos.
“A utilização destes testes proporcionará aos doentes uma experiência de diagnóstico menos invasiva e contribuirá de forma ativa para a gestão da pandemia, em alinhamento com a estratégia nacional de testagem, com as Autoridades de saúde e com o Governo", refere Nazli Sahafi, diretora geral da Roche Diagnósticos. E acrescenta: “Este importante passo representa mais um marco na concretização da nossa visão em que dedicamos quem somos e tudo o que fazemos, em prol de uma comunidade saudável que tenha acesso aos melhores cuidados.”
Esta solução é mais um passo importante no compromisso da Roche na gestão da Covid-19 e um importante contributo a adicionar ao portfólio de soluções de diagnóstico da Roche para ajudar os sistemas de saúde e a sociedade a combater esta pandemia.
Saiba que tipo de teste pode realizar aqui e consulte o ABC do Diagnóstico para conhecer as diversas terminologias associadas.