“Vontade Livre e Esclarecida”: O testamento vital em debate dia 14 de maio
O Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE) e Plataforma Saúde em Diálogo, com o apoio da Roche, vão promover no dia 14 de maio um Workshop sobre a Diretiva Antecipada de Vontade, conhecida como testamento vital.
“Vontade Livre e Esclarecida” é o título da sessão online que se insere no conjunto de debates “Decidir Hoje. Participar Amanhã”, que terá continuidade nos próximos meses.
A sessão pretende debater as vantagens e desafios do testamento vital para quem os decide, para a ciência e para os investigadores.
Estará ainda em discussão os desafios do Registo Nacional de Testamento Vital (RENTEV), bem como propostas para tornar este formulário mais acessível e apelativo.
Um testamento vital pode ser feito por cidadãos nacionais, estrangeiros e refugiados residentes em Portugal, maiores de idade, que não se encontrem interditos ou inabilitados por anomalia psíquica. E tem de ser submetido através de um formulário inserido no Registo Nacional de Testamento Vital.
De forma genérica, o testamento vital é o documento onde o cidadão pode inscrever os cuidados de saúde que pretende ou não receber. Permite também a nomeação de um procurador de cuidados de saúde.
Saiba mais detalhes sobre a sessão e como se pode inscrever AQUI .
.png)