
Infertilidade
A infertilidade é uma doença do sistema reprodutivo que pode resultar de um ou vários fatores.

O que é a Infertilidade?
A infertilidade é uma doença do sistema reprodutivo que se carateriza pela incapacidade de engravidar após 12 ou mais meses de prática sexual regular sem recurso a métodos contracetivos. Fatores relacionados com o homem e com a mulher contribuem de igual forma para a infertilidade.

A idade e a fertilidade
A idade média do primeiro parto tem aumentado de forma constante ao longo das últimas décadas em muitos países desenvolvidos. Este adiamento implica que os casais tentem ter filhos durante um período em que a fertilidade já está em declínio.

Relevância da reserva ovárica
A avaliação de reserva ovariana consiste na determinação do número (quantidade) e da qualidade dos óvulos de uma mulher e assim predizer o potencial reprodutivo da mulher.
30% dos casos de infertilidade feminina devem-se à diminuição precoce da reserva ovárica.

A hormona anti-mulleriana - AMH
A hormona anti-mulleriana (AMH) permite avaliar os níveis da reserva ovárica funcional. Os níveis de AMH acrescentam informação para o aconselhamento de mulheres relativamente à duração da sua vida reprodutiva e eventual planeamento de tratamentos para a infertilidade.
Uma grande vantagem face a outros exames complementares de diagnóstico é que o nível de AMH não sofre variação ao longo do ciclo menstrual e tem mínima variação entre ciclos.

Avaliação da reserva ovárica
A Roche foi pioneira no lançamento de um teste de AMH totalmente automatizado para avaliar a reserva ovárica da mulher.
A elevada sensibilidade e precisão do nosso teste permite uma maior confiança nas decisões clínicas com base na qualidade dos resultados.
Fontes
- Norma da DGS 004/2011.
Download DF - JL Silva Carvalho; A Santos.(2009). Estudo Afrodite, Caracterização da Infertilidade em Portugal, Estudo na Comunidade.
- ASRM. Quick facts about infertility. Disponível em https://ciencia20.up.pt/attachments/article/234/AFRODITE.pdf (Acedido em junho de 2017).
- Jirge PR. J Hum Reprod Sci 2011;4:108-113. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3276943/ (Acedido em junho de 2017).