2021 - VoD - Hero - top-view-of-team-meeting-to-analyze-assignments-Q2QXJHL copy

O Conselho Consultivo

Dar vida ao valor dos diagnósticos

Published 4 October 2021

Temos uma oportunidade única de aumentar a consciência e a compreensão dos enormes benefícios que os diagnósticos podem trazer às pessoas e aos sistemas de saúde em todo o mundo.

Através do Conselho Consultivo, pretendemos esclarecer de que forma as soluções de diagnóstico podem contribuir para melhorar os resultados de saúde através de um diagnóstico mais preciso e atempado, reduzindo ao mesmo tempo as pressões sobre os sistemas de saúde.

O Conselho Consultivo foi estabelecido para introduzir conhecimentos credíveis e perspetivas distintas sobre o futuro dos diagnósticos. Cada membro traz os seus próprios conhecimentos únicos sobre temas que são mais importantes para os stakeholders de todo o mundo quando se trata de inovações em matéria de diagnóstico.

Conheça o Conselho Consultivo

image

Durhane Wong-Rieger | Presidente e CEO da Organização Canadiana para as Doenças Raras, Presidente do Conselho Consultivo do Canadá

Durhane Wong-Rieger é Presidente e Diretora Executiva da Organização Canadiana para as Doenças Raras (Canadian Organization for Rare Disorders - CORD). Começou a trabalhar com a CORD como voluntária em 2006, durante a qual desenvolveu uma Política de Medicamentos Órfãos e liderou uma campanha de advocacia para melhorar o acesso a novas terapias para as doenças raras. Durhane foi consultora em numerosos comités consultivos sobre política de saúde e é membro do Conselho Consultivo do Institute of Genetics, pertencente aos Institutos Canadianos de Investigação em Saúde. É também membro do Fórum de Ligação dos Doentes da Agência Canadiana para os Medicamentos e Tecnologias na Saúde. Além disso, Durhane acredita firmemente no valor da colaboração internacional e faz parte do Conselho da Aliança Internacional de Organizações de Doentes, tendo sido Presidente entre 2011 e 2013.

image

John Nosta | Especialista em Saúde Digital, Fundador do NostaLab, EUA

John Nosta é fundador do NostaLab, um think tank digital de saúde reconhecido mundialmente pela sua inspirada visão de transformação. É um dos principais influenciadores globais na inovação e tecnologia médica, ajudando a definir, refletir e deliberar sobre as tendências globais em saúde digital. Em 2019, foi adicionado à lista de especialistas em Saúde Digital da Organização Mundial de Saúde e, em 2020, como um dos 50 principais influenciadores globais da Covid-19. John Nosta é também membro do Conselho Consultivo de Saúde do Google.

image

Tikki Pangestu | Antigo decisor, Professor Visitante, Escola de Medicina Yong Loo Lin, Singapura

O Professor Tikki Pangestu ingressou na Escola de Medicina Yong Loo Lin na Universidade Nacional de Singapura após 13 anos com a Organização Mundial de Saúde (OMS) como diretor da sua política de investigação e programa de cooperação. Nesta qualidade, trabalhou com países para reforçar os seus sistemas nacionais de investigação em saúde, desenvolveu mecanismos e iniciativas para melhorar a eficiência e transparência da investigação global em saúde, e ajudou a formular uma política de investigação à escala da organização.

image

Janet Raycheva | Médica Oncologista (em formação); Gestora de conteúdos, CancerCare.bg, Bulgária e Alemanha

Janet Raycheva é Oncologista Médica e Gestora de Conteúdos na CancerCare.bg: a primeira Fundação Búlgara a apoiar doentes com cancro e os seus entes queridos. Janet está por detrás da organização da Think Pink Europe's 'Race for the Cure', um evento desportivo anual mundial dedicado ao cancro da mama. Anteriormente, foi Embaixadora da Juventude da Associação das Ligas Europeias contra o Cancro, onde sensibilizou para o Código Europeu contra o Cancro e as suas doze recomendações para a prevenção do cancro.

image

Anubha Taneja-Mukherjee | Secretária membro, India Thalassemia Patients Advocacy Group, Índia

Anubha Taneja-Mukherjee tem cerca de quinze anos de experiência na área da advocacia. Ela própria talassémica, Mukherjee tem trabalhado para a causa da talassemia desde os seus primeiros anos na Thalassemics India (uma organização sem fins lucrativos que existe há 35 anos) para a qual foi convidada a integrar para criar e liderar o grupo de defesa dos doentes da Talassemia em 2017. Como Secretária Membro da TPAG, colabora com múltiplos intervenientes, incluindo decisores políticos e lidera discussões sobre prevenção, gestão e tratamento de deficiências como a talassemia. A experiência de Mukherjee em matéria de processos e advocacia de políticas de saúde entre setores permite-lhe aplicar os conhecimentos da lei, que descreve como uma "forma de pensar em oposição a um assunto", às situações complicadas que se apresentam.