Simples e fácil de utilizar

A facilidade de uso advém da colheita com zaragatoa ser feita na parte frontal do nariz e não na nasofarínge, traduzindo-se numa recolha de amostra menos invasiva e, simultaneamente, mais simples e confortável.

O autoteste rápido de antigénio SARS-CoV-2 pode ser adquirido em unidades do sistema de saúde, em farmácias e em locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica autorizados.

 Consulte aqui as instruções de utilização.

As vantagens deste tipo de teste

Resultado rápido

O resultado está disponível em 15-30 minutos. O teste rápido permite identificar de forma quase imediata os casos positivos, resultando numa proteção acrescida e diminuindo o risco de contágio.

Simples e fácil de usar

Uma amostra nasal é suficiente - um esfregaço da cavidade nasal serve como material de amostra. Isto significa que a colheita é menos invasiva quando comparada com a zaragatoa nasofaríngea, sendo assim mais simples e confortável.

Alta precisão

Devido à elevada sensibilidade e especificidade do teste, um resultado positivo indica infeção ativa, mesmo na ausência de sintomas, permitindo identificar estes casos mais rapidamente. Um resultado negativo sugere ausência de infeção, devendo-se contudo manter todas as medidas de prevenção recomendadas.

Instruções de utilização

Antes de começar, leia com atenção os passos que antecedem a realização do teste e as seguintes instruções de utilização.

1. Lave as mãos com água e sabão ou use um desinfetante para as mãos antes de fazer o teste.

2. Verifique o prazo de validade na retaguarda da bolsa de alumínio. Se o prazo de validade já tiver caducado, não utilize o teste. Ao abrir a bolsa do teste, certifique-se de que a tira-teste não está danificada e que o indicador de estado do exsicante indica que está válido (amarelo).

3. Retire a zaragatoa da embalagem. Segure-a na extremidade, pegando com o dedo polegar e o indicador. Não toque na ponta que tem o algodão.

 

Recolha de amostra nasal

Incline a cabeça para trás e insira a zaragatoa na narina com mais secreções, atingindo cerca de 2cm.

Rode 4 vezes durante cerca de 15 segundos. Coloque a mesma zaragatoa na outra narina e repita os passos.

 

Preparação da amostra

Retire a película de proteção do tubo e insira a zaragatoa. Aperte a parede do tubo, agite e rode a zaragatoa mais de 10 vezes.

Remova a zaragatoa, mantendo apertada a parede do tubo. Coloque a tampa para que fique bem fechado.

Execução do teste

Coloque o dispositivo-teste numa superfície plana e aplique 4 gotas de amostra, conforme indica a figura.

Leitura do resultado

Efetue a leitura do resultado do teste passados 15 a 30 minutos.

ATENÇÃO! Não faça a leitura passados 30 minutos. Risco de resultados incorretos.

Interpretação correta do resultado

 

Caso obtenha um resultado positivo, entre em contacto com o Centro de Contacto SNS24 através do 808 24 24 24 e siga as respetivas instruções. Se necessário, será prescrito um teste de RT-PCR para confirmação.

 

Atenção: As situações em que o resultado inválido é persistente (mais do que um teste inválido), por favor entre em contacto com a linha de Assistência a Clientes (800 20 24 14) ou com o profissional de saúde no local onde adquiriu o teste, para excluir problemas no lote de reagente ou dificuldades na execução da colheita ou teste. Os resultados inválidos devem também ser comunicados ao Centro de Contacto SNS24 (808 24 24 24).

 

Em casos suspeitos de infeção mas com um resultado negativo, é recomendada a repetição do teste após 1-2 dias, uma vez que a precisão do teste varia consoante o estadio da infeção.

 

 

 

 

Os indivíduos sintomáticos ou com contactos com caso confirmado devem contactar o Centro de Contacto SNS24, independentemente do resultado do teste.

 

Para informação sobre como gerir os resíduos produzidos pela realização do teste clique aqui.

O autoteste SARS-CoV-2 Rapid Antigen Test Nasal está incluído no regime excecional previsto na Portaria nº 56/2021, de 12 de março. Aconselhamos a leitura cuidadosa da rotulagem, instruções de utilização antes da realização do teste.

MC-PT-00202 05/2021

Roche Sistema de Diagnósticos, Estrada Nacional, 249-1 2720-413 Amadora, Portugal
Telefone: 21 425 7000
E-mail: [email protected]